Térmica gigante e receptor xing ling

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

fling orange
Voar com receptor "xing ling" e pegar uma térmica gigante não dá certo! Foi o que ocorreu comigo no voo de domingo (07/10/2012).

Eu voava um Fling (1,23m) com receptor Orange R610 (xing ling da HobbyKing) no Morro da Capelinha – Planaltina/DF, pois foi um dos poucos momentos em que o vento havia alinhado leste e está perfeito para planar. Já eram mais 5hr da tarde e até estranhei a termal que entrou. O modelo subiu, deve ter ido a uns 350 metros de altura e quando vi que poderia ter problemas com sinal do receptor... decidi “picar” e foi ai que percebi que já não tinha mais comando nenhum do modelo.

Bateu o desespero, mexia em todos botões do rádio e nada. Dai decidi desligar e ligar o rádio novamente... continuei sem comando, mas foi então que o leme do modelo se virou e ele começou a baixar rodando e passando para trás do Morro.

Tinhamos a noção da posição da queda do modelo e todos os amigos do voo saíram para tentar avistá-lo de pontos diferentes.

Anderson e Ivo conseguiram identificar o modelo num descampado, mas não sabiam como seria feito o acesso, pois já estava escurecendo e não conhecíamos as rotas que poderiam ser tomadas para se chegar de carro o mais próximo possível do modelo.

Fomos de carro buscando encontrar uma estrada que chegasse próximo de onde avistamos o modelo, mas sem sucesso. A noite caiu e decidimos abortar a missão e fomos para casa. Em casa, com ajuda do Google conseguimos ter uma noção melhor do local e vimos que o acesso seria por uma entrada próximo ao Colégio Agrícola, pois parecia ter uma estrada de chão que chegava bem próximo do local da queda.

O modelo passou a noite no relento e no dia seguinte pela manhã (umas 7hr), Eu e Anderson fomos ao encontro dele. Levamos um binóculo e formos ao ponto onde o modelo havia sido identificado para certificar de que era ele mesmo... e ERA! Dai segui sozinho até a estrada que havíamos mapeado pelo Google.

 275-Aviao - 07 10 2012

Resultado: depois de muitos arranhões de galhos no dia anterior, cheguei de carro pela estrada de chão até bem próximo do modelo, caminhei alguns metros e o encontrei de dorso com a asa e canopi intacta, mas com o tubo de fibra da cauda quebrado.

Ufa... Graças a Deus e aos amigos do voo, principalmente aos que estavam no local: Anderson, Ivo, Jr. Rabelo, Hérika e Montaro... o "filhinho do papai" está de volta ao seu habitat e com pequenas cirurgias em breve estará voando novamente.

Obrigado a todos!

 Mapa da queda:fling perdido achado

Informações Adicionais