Ajuste Fino para Asas Voadoras

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Dicas de ajustes finos para asas voadoras



Este artigo foi originalmente escrito em inglês por Steve Lange com foco nas asas Weasel-pro e miniWeasel. Resolvemos apresentá-lo em português, pois suas dicas de ajustes finos servem para qualquer modelo de asa voadora.

O propósito deste documento é ajudar a realizar ajustes finos de forma a se ter a melhor performance possível. Observamos que os ajustes recomendados pelos projetistas já permitem um ótimo nível de voo. Porém, com os aqui sugeridos você terá um desempenho de voo ainda melhor. Isso exigirá pequenos esforços e valerá a pena.

A tabela abaixo apresenta os valores de referência para as asas Weasel-Pro e mini-Weasel a localização do Centro de Gravidade (CG) e curso dos elevons.

Modelo

CG

Cursos menores (Iniciantes)

Cursos maiores (Experts)

Weasel-pro

6-7/8"
(175mm)

Profundor:
+3/16" / -3/16"
(+5mm / -5mm)

Aileron:
+1/2" / -1/2"
(+12.5mm / -12.5mm)

Profundor:
+11/32" / -11/32"
(+9mm / -9mm)

Aileron:
+7/8" / -7/8"
(+22.5mm / -22.5mm)

miniWeasel

4-31/32"
(126mm)

Profundor:
+3/16" / -3/16"
(+5mm / -5mm)

Aileron:
+3/8" / -3/8"
(+10mm / -10mm)

Profundor:
+5/16" / -5/16"
(+8mm / -8mm)

Aileron:
+11/16" / -11/16"
(+17.5mm / -17.5mm)

OBSERVAÇÃO: A posição dos CGs aqui apresentadas são medidas a partir do bordo de fuga.

OK, vamos começar.

  1. Sintonia no CG:Suba com o modelo e trime de forma que ele tenha um voo reto e nivelado. Feito isso, comece um mergulho a 45 graus e então abandone os controles e veja o que acontece:
    • Se o modelo sai rapidamente do mergulho sem que você tenha feito qualquer comando de profundor significa que o CG está adiantado, ou em outras palavras o modelo tem o nariz pesado. Para ajustar remova peso do nariz do modelo ou se isso não for possível acrescente peso na cauda.
    • Se o modelo aumenta a inclinação do mergulho então a cauda está pesada. Para corrigir adicione peso no nariz ou remova peso da cauda.

Repita os passos acima até obter um mergulho a 45 graus sem as mãos nos comandos para corrigir. Ao conseguir esta situação o CG estará na posição mais adequada. Esse teste pode ser aplicado a todo tipo de modelo não somente a asas voadoras.

  1. Confirmando a localização do CG:Outros testes para confirmar a localização do CG são o teste de roll e o teste de voo invertido.
    • Teste de Roll: Ajuste o curso dos elevons para a máxima amplitude de forma que seja possível realizar a manobra de rolagem (roll) com facilidade. Se o CG estiver na posição correta será possível realizar um roll no eixo longitudinal. Se o modelo executar um roll aberto (o chamado roll de barril) provavelmente o modelo está com o CG adiantado (nariz pesado).
    • Teste de voo invertido: Coloque o modelo em voo invertido e observe seu comportamento. Se o modelo estiver com CG bem localizado será necessário apenas um leve correção com comando de profundor no sentido de picar – considerando o modelo voando em uma boa condição de sustentação na encosta, por exemplo. Se o modelo não precisar de correção de comando de profundor no sentido de picar é por que está como CG atrasado. Caso contrário, se necessitar de muita correção de profundor no sentido de picar é sinal de CG adiantado.
  2. Ajustes do curso do profundor: Ao mesmo tempo que trabalha no ajuste do CG voce terá a necessidade de ajustar o curso – ou amplitude do movimento – do profundor. Isso se faz especialmente necessário se o CG estiver um pouco atrasado. O fato do centro de gravidade estar um pouco atrasado torna o modelo muito sensível aos comandos de profundor. Isso é uma característica das asas voadoras.

A forma mais fácil de conseguir esse ajuste de curso do profundor é utilizando o teste de loop.

    • Estando voando na sustentação de uma encosta e mergulhando para alcançar boa velocidade a asa deve fazer um loop razoavelmente apertado se estiver com bom curso de comando de profundor. Caso o modelo eleve o nariz rapidamente e talvez não complete o loop ou fazendo isso de forma muito lenta, significa curso muito longo de comando de profundor.
    • Por outro lado se o loop se torna muito longo e quase que o modelo não o faz, significa o curso dos profundores está aquém do necessário.

Nota Final: Se ao puxar o comando de profundor você notar que o modelo sobe e desce o nariz rápida e repetidamente, estando o CG no local adequado, isso significa muito curso de comando de profundor

Informações Adicionais